Por que corretores imobiliários precisam ter CRM?

Três letrinhas poderosas que podem ajudar o corretor imobiliário a criar referenciais para a sua carreira. O CRM – Customer Relationship Manager – é mais do que uma ferramenta tecnológica. Na verdade, é uma verdadeira metodologia de trabalho que impacta positivamente seu relacionamento com seus clientes e o dia a dia da imobiliária.

Hoje, sabe-se que conquistar clientes novos custa sete vezes mais do que manter os atuais, de acordo com Kotler, um dos maiores especialistas em marketing do mundo. Por isso, se você não gosta de rasgar dinheiro, com certeza vai acabar fazendo do CRM seu grande companheiro de trabalho. Vamos explicar direitinho porque o CRM para corretores é tão importante e como ele vai ajudá-lo a se destacar da concorrência.

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Mas afinal, o que é CRM para corretores imobiliários?

Customer Relationship Manager (ou simplesmente CRM) é o nome em inglês para gestão de relacionamento com clientes, e está mais para uma forma de trabalho que o corretor imobiliário faz (ou deveria fazer) do que para um software propriamente dito.

Sim, ele vem integrado a sistemas para imobiliárias, mas a grande jogada do CRM é o seu conceito.

Você já sabe que, hoje, mais do que se preocupar em vender o imóvel, especificamente, o corretor imobiliário deve se preocupar em vender soluções. Para isso, entender as dores de compra do consumidor é imprescindível. Afinal, como saber o que ele quer, sem conhecê-lo? E, para conhecê-lo é preciso reunir informações sobre ele, desde os primeiros momentos da sua jornada de compra e poder guiá-lo em sua experiência da melhor forma possível.

Isso é exatamente o que o CRM para corretores faz, ele reúne informações sobre seus leads sempre que alguém visitar seu site. Cada vez que um lead clica em uma opção – tipo de imóvel, quantidade de quartos, região, faixa de preço etc – o CRM armazena essa informação juntamente com qualquer cadastro que ele preencher. Assim, você tem o e-mail, nome, telefone, junto com o imóvel ou imóveis que ele procurou. Tudo em um só lugar, fácil de ser acessado a qualquer momento.

Neste primeiro momento, ele está suprindo o corretor imobiliário de informações valiosas, que permitirão que comece a traçar uma estratégia para converter aquele lead em cliente. Mas o CRM para corretores de imóveis ainda vai mais além: ele cruza esses dados com a sua base de imóveis e indica quais são os que melhor correspondem ao perfil procurado.

Só aí o corretor já economizou um bom tempo e já tem as primeiras informações para iniciar sua estratégia de relacionamento com o cliente. Mas ainda tem mais, muito mais.

Faça do CRM para corretores de imóveis seu maior aliado

Um dos maiores diferenciais que um corretor imobiliário pode criar para si é um relacionamento de empatia com o cliente. Para isso, no entanto, ele precisa saber não apenas as preferências imobiliárias do consumidor, mas também gostos pessoais, expectativas, medos, frustrações anteriores, etc. Ele precisa ouvir o cliente, para falar a coisa certa na hora certa, e oferecer o imóvel certo na hora certa.

Conforme você vai armazenando dados sobre cada cliente no CRM você consegue ter uma visão bastante nítida de qual estágio do funil de compras ele se encontra, o que o ajuda a tomar ações cada vez mais assertivas. Com isso, você melhora a experiência de compra do cliente e acelera o tempo de negociação.

Por outro lado, em uma imobiliária é possível que todos os membros da equipe de corretores tenham acesso a todos os dados, evitando retrabalhos e constrangimentos. Assim, se um cliente ligar e um corretor o atender pela primeira vez, ele não precisa falar tudo de novo: rapidamente o corretor acessa seus dados e fica por dentro da sua situação. Ele fica sabendo quem o atendeu anteriormente, quais os imóveis já visitados, porque não agradaram, se há problemas com documentação etc.

Você também pode dar acessos específicos a membros da equipe, ou seja, você controla o que cada um pode ver de cada cliente. Há vários níveis de permissões que protegem os dados que você quiser.

Mas o mais importante é que o CRM realmente proporciona um atendimento muito mais personalizado, otimizando a sua negociação.

Mais tempo para cuidar do que realmente importa: seu cliente

Outra vantagem do CRM é otimizar o seu tempo, já que ele possibilita a automatização de diversas rotinas dos corretores imobiliários. A ferramenta agiliza a produção e organização de relatórios e fornece vários dados estatísticos, por exemplo.

Você fica sabendo exatamente quantos clientes entraram, quantos não retornaram ou foram perdidos, qual o faturamento do mês, quantas visitas ou novos cadastros foram realizados e muitas outras informações. Você tem muito mais visibilidade sobre o seu negócio, gerindo-o mais facilmente também.

Por outro lado, o CRM para corretores registra todos os atendimentos, com histórico das interações e informações pessoais de cada corretor que participou daquela negociação. Você ganha mais tempo para se dedicar à estratégia de relacionamento mais adequada com cada lead e ainda fica mais livre para trabalhar seu pós-venda. Você fideliza seus clientes mais facilmente com o CRM.

Segmente sua comunicação com o CRM para corretores

O CRM para corretores colabora também para a geração e gestão de leads ao permitir que você segmente a sua comunicação. Ao saber as características de cada um você se torna capaz de enviar o conteúdo certo para a pessoa certa, de acordo com seu estágio no funil de vendas.

Tudo isso de forma segura, com todos os dados armazenados em nuvem e podendo ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar. É o corretor imobiliário gerando diferenciais e entregando soluções de valor a seus clientes com a ajuda do CRM.