8 dicas de venda para corretores de imóvel

A profissão de um corretor de imóvel é uma das mais concorridas do mercado, além de vários concorrentes e muitos altos e baixos do mercado financeiro e do mercado imobiliário, o profissional dessa área deve se cercar de todo conhecimento que puder.

Exatamente por isso, hoje o nosso artigo traz 8 dicas de vendas para corretores de imóveis. São dicas valiosas e extremamente importantes para quem quer ter sucesso na profissão. Se você é um iniciante ou um veterano, não importa. Acompanhe nosso artigo e fique por dentro das melhores dicas para exercer a corretagem de imóveis com sucesso.

1. Estabelecer uma relação de confiança

Antes de qualquer coisa, o seu cliente precisa confiar em você. Lembre-se que na maioria das situações, os clientes estão realizando o sonho de uma vida: conquistar finalmente sua casa própria.

Para que o cliente deposite esses sonhos em suas mãos, ele precisa confiar muito na sua palavra e no seu trabalho. Seja digno dessa confiança e se coloque a disposição do seu cliente para esclarecer dúvidas sempre que for preciso, além disso, esteja sempre atento ao que seu cliente diz, é o início do seu próximo passo e nossa próxima dica.

Checkbox

2. Conheça seu cliente

Saiba identificar o perfil do seu cliente. É a principal maneira de saber exatamente o que ele precisa e adequar a ele os imóveis que você tem.

Aliás, lembre-se que não ouvir o seu cliente é um dos maiores erros que um corretor de imóveis pode cometer, portanto, converse com o cliente, saiba identificar suas necessidades e questione quais são as preferências dele, o que ele espera de um imóvel perfeito, identifique o perfil da família dele e o objetivo que ele deseja ao adquirir o imóvel. Para moradia, aluguel, comércio, não importa. É papel do corretor que está intermediando a negociação, manter uma relação de confiança e conhecer o cliente para ofertar a melhor possibilidade de venda.

3. Planejamento estratégico

Uma venda é construída e possui várias etapas. Trace um plano de estratégia para cada cliente, lembre-se que nem todo cliente é igual e cada uma tem sua particularidade na hora da negociação. Seja organizado e mostre isso para seu cliente, ele vai gostar de saber da sua organização e isso vai trazer mais confiança para a negociação.

4. Devagar se vai ao longe!

Essa dica quer dizer que é preciso ter calma. Dificilmente um corretor faz uma venda relâmpago. Como dissemos no item anterior, uma venda passa por diversos estágios e não acontece da noite para o dia. Portanto, após traças sua estratégia de venda, tenha calma para colocá-la em prática e não assustar seu cliente. Lembre-se que pressioná-lo não é uma boa opção e faz com que seu cliente fuja.

86-10-tecnicas

5. Seja flexível

Nesse ponto do nosso artigo, um corretor iniciante ou experiente já sabe que não pode tratar todo cliente da mesma forma. Não dá para ter a mesma tática de venda, de negociação com todos os clientes da sua carteira.

Se adapte ao seu cliente, traga a personalidade dele para a negociação e use-a a seu favor.

6. Divulgação

Um corretor multicanal é achado mais facilmente. Esteja presente nas redes sociais, tenha meios de contato livres para que seu cliente o encontre. Monte um portfólio online e divulgue-o, seja por meio das redes sociais pessoais ou profissionais. Se for possível, mantenha também disparos de e-mail marketing sempre que for possível.

7. Seja acessível

De nada adianta divulgar e ser multicanal se não estiver preparado para atender a demanda, não é mesmo? Portanto, esteja disponível online, via telefone e não se recuse a atender um cliente que esteja questionando muito, lembre-se que faz parte das etapas de vendas estabelecer a confiança do cliente. Ele não vai comprar nada se não entender o que está acontecendo e se tiver qualquer dúvida. Cuide para que a negociação seja o mais transparente possível.

8. Saiba identificar o momento certo de cada etapa de venda

De nada adianta tirar dúvidas, conversar, conversar e não partir para o fechamento da negociação. Lembre-se que um corretor de imóveis é um vendedor e como tal deve se comportar. A maioria dos corretores de imóvel pecam justamente na hora de fechar a negociação, daí se sentem com aquela sensação de frustração, de nadar e morrer na praia.

Na hora do “mas”, saiba conversar com seu cliente com autoridade, se precisar ofereça descontos e mostre ao cliente que ele só tem a ganhar.
É comum o cliente apresentar algumas objeções na hora de concluir o processo de venda, essas objeções também variam de acordo com o tipo de imóvel, uso que o cliente fará dele e a personalidade do cliente. Daí a necessidade de conhecer esse perfil, para no momento da conclusão do negócio, usar cada característica a seu favor.