3 dicas para não se tornar chato nas vendas

Mesmo quem trabalha há algum tempo como corretor de imóveis pode não saber ao certo como iniciar um contato com o cliente e efetuar suas vendas sem invadir o espaço dele e ser chato durante a negociação. Alguns pontos são sempre importantes quando se trata de vendas e deve-se tomar cuidado com todos eles para não afastar o seu potencial comprador. O segredo para atrair o cliente está em saber dosar suas ações e saber entender também o outro lado.

Quando se trata da compra de um bem de consumo com custo elevado como uma casa ou apartamento, nenhum cliente gosta de ser pressionado a tomar decisões rapidamente ou contato excessivo em momento inadequados do dia, durante o seu trabalho, por exemplo. Além disso, é importante que se saiba também por onde contatar o comprador. Por mais que você tenha acesso ao número particular de celular do cliente, se desejar falar com ele através de aplicativos de conversa como o Whatsapp, pergunte previamente se você tem autorização para isso. Entenda que este aplicativo é uma rede de conversa geralmente utilizada para contato pessoal.

Complementando essa ideia, vamos para a dica número 1: não sufoque o seu cliente.

Como dito anteriormente, o cliente precisa se sentir livre para se conversar apenas quando puder ou desejar. Procure saber o máximo possível sobre ele já na primeira conversa para entender como é o estilo de vida que ele leva, os melhores horários para contatá-lo, através de quais telefones ou redes, entre outras informações. Se o cliente optar por receber o seu contato através de mensagens de e-mail ou contato via rede ou aplicativo de conversa, não esqueça de esperar o tempo dele e aguarde o seu retorno antes de cobrar respostas insistentemente. Isso poderá fazer com que o possível comprar do seu imóvel desista da negociação pelo excesso de mensagens e contatos. Não esqueça que é de interesse do comprador adquirir sua propriedade e que ele não vai sumir ou deixar de retornar os seus contatos. Saiba dar espaço para o cliente e entenda o tempo dele.

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A segunda dica para não se tornar chato nas vendas é: não fale demais.

Já falamos sobre respeitar o espaço do comprador e uma forma de quebrar o clima em uma negociação é falando demais. Saiba quando falar, sem invadir o espaço do cliente e limite-se a entregar apenas aquilo que é de relevância para ele. O seu cliente não vai se interessar por histórias que não cabem na conversa ou que tornem a conversa de negócios algo pessoal demais. É importante entender 100% o seu cliente para garantir que ele se sentirá confortável em todas as vezes que você contatá-lo. Mostre-se disponível e preparado para discutir as opções que tem a ver com o que ele procura. Sabemos que os clientes são exigentes e que nem sempre você terá um imóvel que atenda às necessidades e situação financeira na qual ele se encontra. Você não pode fazer milagres, então seja franco e sincero, sem muitos rodeios. Nem você, nem o comprador tem interesse em perder tempo com uma negociação sem futuro. Se você já deu todo o leque de opções disponíveis ou não tem nada similar ao que ele procura, seja cordial e diga que no momento você não pode atender às necessidades dele e que voltará a entrar em contato se algo com as características que ele se interessa aparecer em breve. Evite o desgaste da conversa mostrando imóveis que não tem relação com o desejo do seu cliente. Dessa forma você mantém uma relação saudável e pode até fechar um negócio no futuro com ele.

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Por fim, a dica número 3: não troque o nome do seu cliente

Você já deve ter percebido que todas as dicas tem a ver com conhecer o seu cliente. Não há receita de sucesso além de disposição para atender cada vez melhor os seus futuros compradores. Uma forma de oferecer um trabalho cada vez melhor é pensar em como você gostaria de ser atendido. Identifique os pontos que você não gosta em um atendimento pessoal e evite todos eles para oferecer o que você tem de melhor. Um cuidado simples e que parece óbvio é saber o nome do seu cliente e não trocá-lo com o de outro. Isso pode gerar um desconforto inicial e tornar a conversa um pouco mais engessada e difícil. Clientes gostam de atenção e chamá-lo pelo seu nome mostra que você está prestando atenção ao que ele diz e suas necessidades. Essa é uma forma de torná-lo mais próximo desde o início da negociação.

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Agora que você já tem as dicas necessárias para não cometer nenhuma gafe sendo chato nos seus negócios, comece com o pé direito e boas vendas!